segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O Bu!

Esta página será dedica ao “Bu”.

A Isabel foi uma criança que chupou bico, o vulgo “bu”. O bico era um dos poucos objetos que não podia ficar para trás nunca, porque ele conseguia trazer “paz” sempre. Rsrs. Mas o dia da Isabel largar o bico chegou e foi mais tranquilo que eu imaginava, graças a Deus!

Quando a Isabel estava com 1 ano e 10 meses eu comecei a contar para a Isabel que logo logo ela teria que largar o bu, porque os dentinhos dela estavam crescendo e se ela não largasse o bu os dentinhos dela iriam ficar tortos (e eu mostrava como, colocando os dente para fora). Ela, na mesma hora, colocava a mão na boca segurando o bu e dizia “não!”.

Com exatos dois anos da Isabel, fizemos uma viagem em família para Santiago do Chile. No dia do passeio nas Cordilheiras dos Andes, a Isabel jogou o bu no chão e no mesmo momento um cachorro da raça Golden pegou o bico da Isabel. Para a paz da nossa viagem, o dono do cachorro estava por perto e conseguiu pegar o bico da Isabel da boca do cachorro. Logo falei: “Bebel, vamos dar o bico para o cachorro, ele gosta de bico”. E ela: “Não!”.

Um mês depois deste episódio, na hora de dormir, eu procurei por toda a casa o bico da Isabel e não o encontrei. A Isabel, querendo dormir, pedia sem parar: “Bu, mamãe! Bu, Mamãe!”. Liguei para a Sandra e ela não sabia do bico. Aproveitei a situação e encarei o choro da mocinha. E como chorou! Tive que começar a dar explicações para ver se o choro parava. Eu dizia: “Escuta só, o cachorro está latindo. Será que ele passou por aqui? Será que o cachorro pegou seu bico? Você lembra daquele dia da viagem que o cachorro pegou seu bico?” Mas o choro não parou e foi até o sono chegar.

No dia seguinte, não ouve choro, mas lamentações...”O Bu, mamãe!”. Apesar de ter achado o bico, continue firme. E, de novo, a historinha: “Escuta só! Hoje o cachorro não está latindo, eu acho que o cachorro levou o bico para o neném dele que não tem dentinhos e pode chupar bico!” A Isabel prestava atenção na história, mas continuava a pedir o bico.

No terceiro dia, a Isabel não chorou nem lamentou, apenas perguntou: “Mamãe, o bu?” E eu comecei a contar a historinha “O auau levou o seu bu para o neném dele que não tem dentinhos. Que bom, né? O neném vai ficar bem e você também, porque você já tem muitos dentinhos e não pode chupar mais bico, né?”. 

A partir de então, sempre que se falava no bu a historinha era contada e depois a própria Isabel ajudava a contar. Eu: “Isabel, o que aconteceu com o seu bu?” Ela: “auau”. Eu: “Ah! O auau pegou, né? E levou para quem?”. Ela: “neném”. “Ah, porque o auau neném não tem dentinhos, né? Mas você tem muitos e não pode mais chupar, né?”. E ela toda feliz mostrava os dentinhos que já possuía. Rsrs.

Bom, e assim os dias foram passando e o bu deixado de lado completamente!!!


Acredito, agora, que o próximo desafio será o desfralde!!! E vamos que vamos!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário