Diariamente, somos alertados pelas notícias de jornais, por pesquisadores que temos que mudar de hábitos para salvarmos o mundo. Parece mensagem de história em quadrinhos, não é? Mas não é não.
Diante de várias ações impensáveis e egoístas do homem, a natureza vem mudando, trazendo consequências sérias para o nosso mundo. Os animais estão morrendo, a flora está sendo extinta, o clima está sendo alterado: num canto do mundo há chuva demais, no outro canto há fogo demais. Isso são só alguns exemplos do que tem acontecido.
Você já parou para pensar que o homem de quem estamos falando é você? Sim, sim, sim. A responsabilidade de toda essa desordem é sua, ou melhor, nossa. É verdade que aqueles homens que possuem um poder de decisão numa empresa, numa sociedade podem ter uma parcela maior de culpa nessa alteração da natureza, mas isso não exclui a sua responsabilidade.
Você já se perguntou o que tem feito para mudar isso? Imagino que você já se levantou do sofá para apagar algumas luzes que estavam desnecessariamente acesas, já tomou banho rápido para não gastar tanta água, já até juntou algumas garrafas pet e de vidro para a reciclagem. Mas e ai?
O problema é que você já parou de fazer tudo isso, e mais, não procura se adaptar aos hábitos necessários para melhorar o mundo. Tem que levar sacola retornável aos supermercados? Teeeeeeem. Tem que fazer reciclagem em casa? Tem. Tem que abrir mão de certo conforto? Tem.
Em tempos de desenvolvimento sustentável, os chamados três Rs – reduzir, reutilizar e reciclar – tem que começar a fazer parte de sua vida. Seja criativo, seja imaginário, seja solidário e faça a sua parte.